COVID-19 Medidas e Informações

Projeto LisbonSlides

Avaliação de Patologias no Edificado, Taludes Naturais e Muros de Contenção sitos em áreas de Suscetibilidade à Ocorrência de Movimentos de Massa em Vertentes

O Projeto LisbonSlides tem como objetivo a caraterização das áreas suscetíveis à ocorrência de movimentos de massa em vertentes.

No âmbito desse Projeto foi contratada uma campanha de vistorias para avaliação do parque edificado, muros e taludes naturais sitos em áreas instáveis constantes do PDM de 2012, com o objetivo de promover uma avaliação das patologias compatíveis com problemas a nível estrutural.

A informação final permitirá a identificação de situações que carecem de intervenção e outras que carecerão de implementação de campanhas de monitorização. Ambas as situações consubstanciam zonas de priorização de intervenção, atendendo ao facto de que os movimentos de vertentes são também efeitos colaterais decorrentes da ação sísmica – Programa ReSist.

Este Projeto está ainda interligado com o Projeto GeoSIG, na medida em que a informação geotécnica é utilizada no modelo de base física que sustenta a cartografia de suscetibilidade a movimentos de massa em vertentes, e com o Projeto AGEO, atendendo a que através da plataforma AGEO se pretende que o cidadão, através de uma foto, monitorize a evolução de algumas situações, por exemplo muros em mau estado de conservação.

Os resultados deste Projeto serão disponibilizados brevemente.