COVID-19 Medidas e Informações

Tsunamis

A costa Portuguesa está sujeita a tsunamis de origem sísmica, como o que aconteceu aquando do sismo de 1 de novembro de 1755. Existem relatos históricos de outros eventos semelhantes em 1531 e em 1761.

No século XX a rede de marégrafos da costa portuguesa registou tsunamis na sequência dos sismos de novembro de 1941, de fevereiro de 1969 e de maio de 1975.

Vários estudos recentes verificam que a subida do Nível Médio do Mar (NMM), na costa portuguesa, é atualmente de cerca de 3mm/ano, o que torna pertinente a atualização dos estudos de caracterização e quantificação da exposição da cidade de Lisboa, em especial da sua frente ribeirinha, a inundações por tsunami, considerando cenários de subida do NMM.

Na sequência da revisão do PDM de Lisboa, foi solicitado ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em colaboração com o Instituto Dom Luiz da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (IDL/FCUL) e o Instituto Superior Técnico (IST), a realização de cartas de inundação por tsunami.

Na figura a seguir apresenta-se a Carta de Inundação de Lisboa para o cenário de 2100, disponível no trabalho coordenado pela Prof. Maria Ana Batista e realizado em parceria com o IPMA, o IDL/FCUL e o IST.