Direitos Sociais
Projetos cofinanciados na área dos Direitos Sociais
PRR - Plano de Recuperação e Resiliência
Dimensão: Resiliência
Componente: C03 – Respostas Sociais
Reforma: Contratualização de Programas de Apoio às Com unidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas
Investimento: RE-C03-i06 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto
Subinvestimento: RE-C03-i06.02 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa
AVISO N.º 02/C03-i06.02/2022 - 2.ª Fase – 4ª Republicação 10 de novembro de 2023
Designação do projeto: Operação Integrada Local (OIL) do Lumiar
Código do projeto: 1198
Objetivo principal: A Operação Integrada Local (OIL) para o território da Freguesia do Lumiar, no Município de Lisboa, enquadra-se no âmbito da Intervenção Territorial (IT) “Grande Lisboa - Área Central”, apresentada pela respetiva Unidade Técnica Local, liderada pelo Município de Lisboa em parceria com os municípios de Amadora e Odivelas, para a realização do Investimento RE-C03-i06.02 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa”, da Componente C3 – Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro da operacionalização do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da AML (PMACD-AML).
A operação inscreve-se nas Opções Estratégicas constantes do Grandes Opções do Plano (GOP) e Plano Plurianual de Investimentos 2024-2028 do Município de Lisboa, contribuindo diretamente para o ‘Pilar B - Uma Cidade Sustentável’ - ‘B2 Urbanismo de Proximidade’; ‘Pilar C - Uma Cidade de Cultura. Economia e Inovação’ - ‘C1 Cultura, Lugar de Identidade e Encontro’; e ‘Pilar D - Uma Cidade Solidária’ - ‘D1 Apoiar os que Mais Precisam de Nós’.
A Operação Integrada Local do Lumiar, baseia-se num Diagnóstico territorializado das situações de maior vulnerabilidade social, participado pelas comunidades locais e pelas instituições parceiras locais, e na elaboração de uma Estratégia de Intervenção Integrada, através de um Plano de Ação Local da OIL, o qual engloba diversos investimentos em projetos materiais e imateriais, com maturidade e relevância comunitária, enquadrados pelos 7 Eixos de Intervenção e Tipologias de Medidas do PMACD-AML, e executados pelas entidades parceiras, com indicadores de realização e resultado, e respetivas metas definidas e aprovadas.
OIL LUMIAR (13 Projetos; 18 Entidades Parceiras)
7 Eixos de Intervenção e Tipologia de Ações
- Ambiente e Valorização do Espaço Público
- Cultura e Criatividade
- Educação
- Cidadania e Empoderamento de Comunidades
- Emprego de Economia Local
- Saúde
- Social
Rede de Parceiros: Beneficiários Finais e Parceiros Executores - Acordos de Parceria Local
Criação da Rede de Parceiros para a implementação Execução Física e Financeira dos projetos financiados
- Junta de Freguesia do Lumiar
- Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ)
- Fundação Aga Khan Portugal (AKDN)
- Instituto de Apoio à Criança (IAC)
- ACM – Alto Comissariado para as Migrações
- Conselho Português para os Refugiados
- Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar
- Teach For Portugal
- Associação Pão a Pão
- Associação Corações Com Coroa
- Centro Social e da Musgueira
- Crevide - Creche Popular de Moscavide
- Associação de Residentes do Alto do Lumiar (ARAL)
- Associação Juvenil Transformers
- CLIP – Recursos e Desenvolvimento
- Rede Europeia Anti-Pobreza – EAPN Portugal
- Associação Mundo a Sorrir
- Just a Change
Projetos:
- Lumiar A Pé
- Escola de Segunda Oportunidade - Lumiar
- Teach For Portugal - Lumiar
- Escola Nómada – Lumiar
- Balcão Do Bairro - Lumiar
- Pão A Pão - Lumiar
- CUPAV'23 - Incubadora de Inovação Social - Lumiar
- Dieta Mediterrânica: Um Passo Para Uma Alimentação Saudável - Lumiar
- Lumiar A Sorrir
- Lisbon The Move - Lumiar
- A Menarca Vai À Escola – Lumiar
- Pensar Lumiar - Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza
- “Just A Change” - Lumiar
Objetivos Gerais da OIL Lumiar:
Promover:
- O emprego, a formação e a qualificação de adultos e completar e diversificar os percursos de qualificação de jovens ativos;
- O combate ao insucesso e abandono escolares com envolvimento das comunidades educativas, gerando efeitos positivos e transformadores no sucesso educativo de crianças e jovens e de preparação para a transição digital;
- A capacitação e empoderamento das comunidades urbanas excluídas, tornando-as agentes ativos do seu próprio desenvolvimento e cidadania ativa, através do reforço dos mecanismos de participação dos cidadãos e de capacitação das organizações locais;
- A governança integrada multinível através do estabelecimento de projetos de parceria entre os Município e o Estado Central e da criação de redes de parceria – incluindo organismos da administração central e local, associações locais, movimentos de cidadãos e empresas;
- A promoção de cidadania plena e total acesso aos Direitos Humanos, a luta contra a discriminação, a violência de género e o diálogo intercultural;
- A inovação e o empreendedorismo social como forma de gerar novas soluções para os problemas sociais, complementando as respostas tradicionais para combater a pobreza e a exclusão social com capacidade para serem disseminadas e replicadas noutros territórios;
- A qualificação do ambiente urbano, a regeneração do espaço público e o reforço da oferta de equipamentos estruturantes que garantam o acesso à educação, ao desporto, à cultura e às respostas sociais, com serviços de qualidade;
- O acesso à cultura e à criatividade como instrumentos para valorizar a diversidade e interculturalidade, a identidade local e para promover a educação, a empregabilidade, o convívio social e o bem-estar;
- O envelhecimento ativo e saudável, criando oportunidades para atividade física e cultural, para a participação cívica, e para as relações intergeracionais, reforçando infraestruturas e organizações;
- O acesso aos cuidados de saúde, desenvolvendo a saúde comunitária, o combate às dependências e superando obstáculos de natureza comunicacional e cultural;
- A inovação social, a experimentação e a capacitação de todos os atores, permitindo renovar e conferir maior eficácia às políticas públicas visam responder aos problemas sociais emergentes;
- O combate à estigmatização e discriminação das pessoas que integram as comunidades desfavorecidas, promovendo e valorizando o seu capital social, cultural, criativo e empreendedor.
O Município de Lisboa, enquanto Beneficiário Final Líder nas OIL, assume um papel mobilizador e dinamizador dos recursos financeiros e humanos necessários, para a execução dos projetos de apoio direto, integrado e de proximidade, às comunidades mais desfavorecidos desta freguesia, gerando deste modo oportunidades transformadoras das vidas e percursos pessoais dos jovens e dos adultos, e realizando paralelamente importantes obras de melhoria e requalificação do ambiente urbano e do espaço público dos bairros, melhoria da mobilidade, e requalificação de alguns equipamentos-âncora, de modo a promover a valorização integrada destes territórios e regeneração social das suas comunidades.
Os beneficiários destas ações e investimentos são sobretudo os jovens e as crianças em idade escolar, assim como os adultos desempregados ou à procura do primeiro emprego, os migrantes, e as pessoas idosas em situações de isolamento, pobreza habitacional e vulnerabilidade social, residentes na Freguesia do Lumiar, sobretudo no bairro do Alto do Lumiar.
“Comunidades e Ação” – OIL Lumiar conta com uma vasta rede de parceiros promotores e executores dos projetos, que aceitaram o desafio de fazerem parte da Parceria Local criada, e cujo leque de entidades é bastante diversificado, entre Associações Locais e de Moradores, Associações Juvenis e de Voluntários, Centros Sociais e Paroquiais, Institutos, Fundações de Solidariedade Social, Entidades Religiosas, IPSS’s, assim como os correspondentes parceiros setoriais da Administração Local e Central do Estado, como as Juntas de Freguesia, os Agrupamentos Escolares e Agrupamentos de Centros de Saúde, IEFP, ACM, Conselho Português para os Refugiados, entre outros.
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Data de aprovação: 04-10-2022
Data de início: 01-01-2022
Data de conclusão: 31-12-2025
Custo total: 2 751 930,84 EUR
Custo total elegível: 2 751 930,84 EUR
Taxa co-financiamento:100% das despesas elegíveis
Apoio financeiro da União Europeia/Next Generation EU: 2 751 930,84 EUR
PRR - Plano de Recuperação e Resiliência
Dimensão: Resiliência
Componente: C03 – Respostas Sociais
Reforma: Contratualização de Programas de Apoio às Com unidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas
Investimento: RE-C03-i06 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto
Subinvestimento: RE-C03-i06.02 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa
AVISO N.º 02/C03-i06.02/2022 - 2.ª Fase – 4ª Republicação 10 de novembro de 2023
Designação do projeto: Operação Integrada Local (OIL) de Marvila
Código do projeto: 1218
Objetivo principal: A Operação Integrada Local (OIL) para o território da Freguesia de Marvila, no Município de Lisboa, enquadra-se no âmbito da Intervenção Territorial (IT) “Grande Lisboa - Área Central”, apresentada pela respetiva Unidade Técnica Local, liderada pelo Município de Lisboa em parceria com os municípios de Amadora e Odivelas, para a realização do Investimento RE-C03-i06.02 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa”, da Componente C3 – Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro da operacionalização do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da AML (PMACD-AML).
A operação inscreve-se nas Opções Estratégicas constantes do Grandes Opções do Plano (GOP) e Plano Plurianual de Investimentos 2024-2028 do Município de Lisboa, contribuindo diretamente para o ‘Pilar B - Uma Cidade Sustentável’ - ‘B2 Urbanismo de Proximidade’; ‘Pilar C - Uma Cidade de Cultura. Economia e Inovação’ - ‘C1 Cultura, Lugar de Identidade e Encontro’; e ‘Pilar D - Uma Cidade Solidária’ - ‘D1 Apoiar os que Mais Precisam de Nós’.
A Operação Integrada Local de Marvila, baseia-se num Diagnóstico territorializado das situações de maior vulnerabilidade social, participado pelas comunidades locais e pelas instituições parceiras locais, e na elaboração de uma Estratégia de Intervenção Integrada, através de um Plano de Ação Local da OIL, o qual engloba diversos investimentos em projetos materiais e imateriais, com maturidade e relevância comunitária, enquadrados pelos 7 Eixos de Intervenção e Tipologias de Medidas do PMACD-AML, e executados pelas entidades parceiras, com indicadores de realização e resultado, e respetivas metas definidas e aprovadas.
OIL MARVILA (15 Projetos; 20 Entidades Parceiras)
7 Eixos de Intervenção e Tipologia de Ações
- Ambiente e Valorização do Espaço Público
- Cultura e Criatividade
- Educação
- Cidadania e Empoderamento de Comunidades
- Emprego de Economia Local
- Saúde
- Social
Rede de Parceiros: Beneficiários Finais e Parceiros Executores - Acordos de Parceria Local
Criação da Rede de Parceiros para a implementação Execução Física e Financeira dos projetos financiados
- Junta de Freguesia de Marvila
- Fundação Aga Khan Portugal (AKDN)
- Instituto de Apoio à Criança (IAC)
- ACM – Alto Comissariado para as Migrações
- Conselho Português para os Refugiados
- Agrupamento de Escolas Dom Dinis
- Associação Corações Com Coroa
- APEA - Associação Portuguesa de Emprego Apoiado
- Nuclisol – Jean Piaget
- Associação Ester Janz
- Associação Juvenil Transformers
- CLIP – Recursos e Desenvolvimento
- AGIR XXI - Associação Para a Inclusão Social
- Associação Chelas É o Sítio
- Associação Jorge Pina
- Associação Rimas ao Minuto
- VES - Associação Viver Em Sociedade
- Rede Europeia Anti-Pobreza – EAPN Portugal
- Associação Mundo a Sorrir
- Associação Just a Change
Projetos:
- Bandim – Marvila
- Marvila A Pé
- Escola De Segunda Oportunidade - Marvila
- Escola Alfaiate - Marvila
- Balcão Do Bairro – Marvila
- DP’s e PIC´S - Marvila
- Red'emprega - Marvila
- Bytes4future - Marvila
- Dieta Mediterrânica: Um Passo Para Uma Alimentação Saudável – Marvila
- Marvila A Sorrir
- Lisbon The Move - Marvila
- A Menarca Vai À Escola - Marvila
- Pensar Marvila - Estratégia Local Integrada De Combate À Pobreza
- Just A Change - Marvila
- Lx Jovem + Casa Dos Direitos Sociais
Objetivos Gerais da OIL Marvila:
Promover:
- O emprego, a formação e a qualificação de adultos e completar e diversificar os percursos de qualificação de jovens ativos;
- O combate ao insucesso e abandono escolares com envolvimento das comunidades educativas, gerando efeitos positivos e transformadores no sucesso educativo de crianças e jovens e de preparação para a transição digital;
- A capacitação e empoderamento das comunidades urbanas excluídas, tornando-as agentes ativos do seu próprio desenvolvimento e cidadania ativa, através do reforço dos mecanismos de participação dos cidadãos e de capacitação das organizações locais;
- A governança integrada multinível através do estabelecimento de projetos de parceria entre os Município e o Estado Central e da criação de redes de parceria – incluindo organismos da administração central e local, associações locais, movimentos de cidadãos e empresas;
- A promoção de cidadania plena e total acesso aos Direitos Humanos, a luta contra a discriminação, a violência de género e o diálogo intercultural;
- A inovação e o empreendedorismo social como forma de gerar novas soluções para os problemas sociais, complementando as respostas tradicionais para combater a pobreza e a exclusão social com capacidade para serem disseminadas e replicadas noutros territórios;
- A qualificação do ambiente urbano, a regeneração do espaço público e o reforço da oferta de equipamentos estruturantes que garantam o acesso à educação, ao desporto, à cultura e às respostas sociais, com serviços de qualidade;
- O acesso à cultura e à criatividade como instrumentos para valorizar a diversidade e interculturalidade, a identidade local e para promover a educação, a empregabilidade, o convívio social e o bem-estar;
- O envelhecimento ativo e saudável, criando oportunidades para atividade física e cultural, para a participação cívica, e para as relações intergeracionais, reforçando infraestruturas e organizações;
- O acesso aos cuidados de saúde, desenvolvendo a saúde comunitária, o combate às dependências e superando obstáculos de natureza comunicacional e cultural;
- A inovação social, a experimentação e a capacitação de todos os atores, permitindo renovar e conferir maior eficácia às políticas públicas visam responder aos problemas sociais emergentes;
- O combate à estigmatização e discriminação das pessoas que integram as comunidades desfavorecidas, promovendo e valorizando o seu capital social, cultural, criativo e empreendedor.
O Município de Lisboa, enquanto Beneficiário Final Líder nas OIL, assume um papel mobilizador e dinamizador dos recursos financeiros e humanos necessários, para a execução dos projetos de apoio direto, integrado e de proximidade, às comunidades mais desfavorecidos desta freguesia, gerando deste modo oportunidades transformadoras das vidas e percursos pessoais dos jovens e dos adultos, e realizando paralelamente importantes obras de melhoria e requalificação do ambiente urbano e do espaço público dos bairros, melhoria da mobilidade, e requalificação de alguns equipamentos-âncora, de modo a promover a valorização integrada destes territórios e regeneração social das suas comunidades.
Os beneficiários destas ações e investimentos são sobretudo os jovens e as crianças em idade escolar, assim como os adultos desempregados ou à procura do primeiro emprego, os migrantes, e as pessoas idosas em situações de isolamento, pobreza habitacional e vulnerabilidade social, residentes na Freguesia de Marvila, sobretudo em Bairros de Intervenção Prioritária (BIP), como sejam o Bairro do Armador, Bairro da Flamenga, Bairro dos Loios, Bairro Belo Horizonte, Bairro do Condado ou ainda o núcleo histórico de Marvila Velha.
“Comunidades e Ação” – OIL Marvila conta com uma vasta rede de parceiros promotores e executores dos projetos, que aceitaram o desafio de fazerem parte da Parceria Local criada, e cujo leque de entidades é bastante diversificado, entre Associações Locais e de Moradores, Associações Juvenis e de Voluntários, Centros Sociais e Paroquiais, Institutos, Fundações de Solidariedade Social, IPSS’s, assim como os correspondentes parceiros setoriais da Administração Local e Central do Estado, como as Juntas de Freguesia, os Agrupamentos Escolares e Agrupamentos de Centros de Saúde, IEFP, ACM, Conselho Português para os Refugiados, entre outros.
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Data de aprovação: 04-10-2022
Data de início: 01-01-2022
Data de conclusão: 31-12-2025
Custo total: 3 122 980,32 EUR
Custo total elegível: 3 122 980,32 EUR
Taxa co-financiamento:100% das despesas elegíveis
Apoio financeiro da União Europeia/Next Generation EU: 3 122 980,32 EUR
PRR - Plano de Recuperação e Resiliência
Dimensão: Resiliência
Componente: C03 – Respostas Sociais
Reforma: Contratualização de Programas de Apoio às Com unidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas
Investimento: RE-C03-i06 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto
Subinvestimento: RE-C03-i06.02 – Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa
AVISO N.º 02/C03-i06.02/2022 -2.ª Fase – 4ª Republicação 10 de novembro de 2023
Designação do projeto: Operação Integrada Local (OIL) de Santa Clara
Código do projeto: 1189
Objetivo principal: A Operação Integrada Local (OIL) para o território da Freguesia de Santa Clara, no Município de Lisboa, enquadra-se no âmbito da Intervenção Territorial (IT) “Grande Lisboa - Área Central”, apresentada pela respetiva Unidade Técnica Local, liderada pelo Município de Lisboa em parceria com os municípios de Amadora e Odivelas, para a realização do Investimento RE-C03-i06.02 – “Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa”, da Componente C3 – Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro da operacionalização do Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da AML (PMACD-AML).
A operação inscreve-se nas Opções Estratégicas constantes do Grandes Opções do Plano (GOP) e Plano Plurianual de Investimentos 2024-2028 do Município de Lisboa, contribuindo diretamente para o ‘Pilar B - Uma Cidade Sustentável’ - ‘B2 Urbanismo de Proximidade’; ‘Pilar C - Uma Cidade de Cultura. Economia e Inovação’ - ‘C1 Cultura, Lugar de Identidade e Encontro’; e ‘Pilar D - Uma Cidade Solidária’ - ‘D1 Apoiar os que Mais Precisam de Nós’.
A Operação Integrada Local de Santa Clara, baseia-se num Diagnóstico territorializado das situações de maior vulnerabilidade social, participado pelas comunidades locais e pelas instituições parceiras locais, e na elaboração de uma Estratégia de Intervenção Integrada, através de um Plano de Ação Local da OIL, o qual engloba diversos investimentos em projetos materiais e imateriais, com maturidade e relevância comunitária, enquadrados pelos 7 Eixos de Intervenção e Tipologias de Medidas do PMACD-AML, e executados pelas entidades parceiras, com indicadores de realização e resultado, e respetivas metas definidas e aprovadas.
OIL SANTA CLARA (13 Projetos; 15 Entidades Parceiras)
7 Eixos de Intervenção e Tipologia de Ações
- Ambiente e Valorização do Espaço Público
- Cultura e Criatividade
- Educação
- Cidadania e Empoderamento de Comunidades
- Emprego de Economia Local
- Saúde
- Social
Rede de Parceiros: Beneficiários Finais e Parceiros Executores - Acordos de Parceria Local
Criação da Rede de Parceiros para a implementação Execução Física e Financeira dos projetos financiados
- Lisboa Ocidental, SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana, E.M.,S.A.
- Junta de Freguesia de Santa Clara
- Fundação Aga Khan Portugal (AKDN)
- Instituto de Apoio à Criança (IAC)
- ACM – Alto Comissariado para as Migrações
- Conselho Português para os Refugiados
- Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros
- Associação Corações Com Coroa
- Centro Social e Paroquial Charneca-Galinheiras
- Associação de Moradores do PER 11
- Associação Juvenil Transformers
- CLIP – Recursos e Desenvolvimento
- Rede Europeia Anti-Pobreza – EAPN Portugal
- Associação Mundo a Sorrir
- Just a Change
Projetos:
- Via Estruturante e de Coesão de Santa Clara - Sector 1 - Galinheiras - Ameixoeira
- Quinta Alegre - Lugar de Cultura em Santa Clara
- Bandim – Santa Clara
- Santa Clara a Pé
- Escola de Segunda Oportunidade - Santa Clara
- Escola Nómada – Santa Clara
- Balcão do Bairro – Santa Clara
- Dieta Mediterrânica: Um Passo para uma Alimentação Saudável – Santa Clara
- Santa Clara a Sorrir
- Lisbon The Move - Santa Clara
- A Menarca Vai à Escola - Santa Clara
- Pensar Santa Clara - Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza
- “Just a Change” - Santa Clara
Objetivos Gerais da OIL Santa Clara:
Promover:
- O emprego, a formação e a qualificação de adultos e completar e diversificar os percursos de qualificação de jovens ativos;
- O combate ao insucesso e abandono escolares com envolvimento das comunidades educativas, gerando efeitos positivos e transformadores no sucesso educativo de crianças e jovens e de preparação para a transição digital;
- A capacitação e empoderamento das comunidades urbanas excluídas, tornando-as agentes ativos do seu próprio desenvolvimento e cidadania ativa, através do reforço dos mecanismos de participação dos cidadãos e de capacitação das organizações locais;
- A governança integrada multinível através do estabelecimento de projetos de parceria entre os Município e o Estado Central e da criação de redes de parceria – incluindo organismos da administração central e local, associações locais, movimentos de cidadãos e empresas;
- A promoção de cidadania plena e total acesso aos Direitos Humanos, a luta contra a discriminação, a violência de género e o diálogo intercultural;
- A inovação e o empreendedorismo social como forma de gerar novas soluções para os problemas sociais, complementando as respostas tradicionais para combater a pobreza e a exclusão social com capacidade para serem disseminadas e replicadas noutros territórios;
- A qualificação do ambiente urbano, a regeneração do espaço público e o reforço da oferta de equipamentos estruturantes que garantam o acesso à educação, ao desporto, à cultura e às respostas sociais, com serviços de qualidade;
- O acesso à cultura e à criatividade como instrumentos para valorizar a diversidade e interculturalidade, a identidade local e para promover a educação, a empregabilidade, o convívio social e o bem-estar;
- O envelhecimento ativo e saudável, criando oportunidades para atividade física e cultural, para a participação cívica, e para as relações intergeracionais, reforçando infraestruturas e organizações;
- O acesso aos cuidados de saúde, desenvolvendo a saúde comunitária, o combate às dependências e superando obstáculos de natureza comunicacional e cultural;
- A inovação social, a experimentação e a capacitação de todos os atores, permitindo renovar e conferir maior eficácia às políticas públicas visam responder aos problemas sociais emergentes;
- O combate à estigmatização e discriminação das pessoas que integram as comunidades desfavorecidas, promovendo e valorizando o seu capital social, cultural, criativo e empreendedor.
O Município de Lisboa, enquanto Beneficiário Final Líder nas OIL, assume um papel mobilizador e dinamizador dos recursos financeiros e humanos necessários, para a execução dos projetos de apoio direto, integrado e de proximidade, às comunidades mais desfavorecidos destas freguesias, gerando deste modo oportunidades transformadoras das vidas e percursos pessoais dos jovens e dos adultos, e realizando paralelamente importantes obras de melhoria e requalificação do ambiente urbano e do espaço público dos bairros, melhoria da mobilidade, e requalificação de alguns equipamentos-âncora, de modo a promover a valorização integrada destes territórios e regeneração social das suas comunidades.
Os beneficiários destas ações e investimentos são sobretudo os jovens e as crianças em idade escolar, assim como os adultos desempregados ou à procura do primeiro emprego, os migrantes, e as pessoas idosas em situações de isolamento, pobreza habitacional e vulnerabilidade social, residentes nos bairros de Galinheiras, Ameixoeira e PER 11.
“Comunidades e Ação” – OIL Santa Clara conta com uma vasta rede de parceiros promotores e executores dos projetos, que aceitaram o desafio de fazerem parte das Parcerias Locais criadas, e cujo leque de entidades é bastante diversificado, entre Associações Locais e de Moradores, Associações Juvenis e de Voluntários, Centros Sociais e Paroquiais, Institutos, Fundações de Solidariedade Social, IPSS’s, assim como os correspondentes parceiros setoriais da Administração Local e Central do Estado, como as Juntas de Freguesia, os Agrupamentos Escolares e Agrupamentos de Centros de Saúde, IEFP, ACM, Conselho Português para os Refugiados, entre outros.
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Data de aprovação: 04-10-2022
Data de início: 01-01-2022
Data de conclusão: 31-12-2025
Custo total: 3 981 360,43 EUR
Custo total elegível: 3 981 360,43 EUR
Taxa co-financiamento: 100% das despesas elegíveis
Apoio financeiro da União Europeia/Next Generation EU: 3 981 360,43 EUR
PRR - Plano de Recuperação e Resiliência
Dimensão: Resiliência
Componente: C01 - Serviço Nacional de Saúde
Reforma dos Cuidados de Saúde Primários
Investimento RE-C01-i01 - Cuidados de Saúde Primários com mais respostas
Meta: i1.07 - Construir novas unidades/polos de saúde, com necessidades de energia primária pelo menos inferiores em 20% ao padrão NZEB, para substituir edifícios desadequados
Aviso Convite - Nº 11/C01-i01/2022 – 1ª Fase – Republicação 30 de setembro de 2022
Designação do projeto: Construção da Unidade de Saúde do Parque das Nações
Código do projeto: 2465
Objetivo principal: A presente operação consiste na construção de um novo edifício, para instalação da Unidade de Saúde do Parque das Nações, um equipamento moderno para a prestação de cuidados de saúde primários, com capacidade para 30.400 utentes (Tipo 6), que permite a instalação de 2 Unidades de Saúde (15.200 cada), 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), e uma Equipa de Saúde Mental Comunitária (ESMC).
A operação inscreve-se nas opções estratégicas constantes do Grandes Opções do Plano (GOP 2022-2026) e Plano Plurianual de Investimentos 2022-2026 do Município de Lisboa, contribuindo diretamente para o ‘Pilar 5 - Uma Cidade Que Investe Na Saúde E Educação’, nomeadamente para a execução da ‘Medida 8. Criar Novos Centros de Saúde em Lisboa, concretizando o Acordo de Colaboração firmado entre a ARSLVT e o Município de Lisboa, com vista à construção e requalificação global de Equipamentos de Cuidados de Saúde Primários do Concelho de Lisboa’, através da construção programada de 14 novas Unidades de Cuidados de Saúde Primários do Concelho de Lisboa, beneficiando cerca de 300 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Este equipamento será implantado numa parcela de terreno na freguesia do Parque das Nações, propriedade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), localizada na Rua da Ilha dos Amores, LOTE 4.26.01, integrada no PP4 - Zona Norte, e abrangida pelo Plano de Urbanização da Zona de Intervenção da EXPO 98, em vigor, e com a classificação de uso do solo no Plano Diretor Municipal de Lisboa como Espaços de Uso Especial de Equipamentos Consolidado.
Este investimento permitirá:
- Intervir mais e melhor na promoção da saúde e de estilos de vida saudáveis
- Aprofundar a intervenção na área da saúde infantil e juvenil, na saúde do adulto, na saúde do idoso, na saúde oral e na saúde mental
- Alargar as respostas à doença aguda e à continuidade de cuidados na doença crónica
- Promover a Integração e continuidade de cuidados com reforço dos mecanismos de articulação entre os utentes (e suas famílias) e as unidades funcionais de cuidados de saúde primários, os hospitais, e as restantes redes de prestação de cuidados e de apoio social
- Melhorar a qualidade organizacional, e a qualificação e modernização das instalações e equipamentos dos cuidados de saúde primários, de forma a melhorar a acessibilidade, a segurança, o conforto e a adequação dos centros de saúde aos novos modelos de prestação de cuidados
- Prestar cuidados de proximidade, com enfoque nos cuidados no domicílio e na comunidade, fomentando a desinstitucionalização e a ambulatorização dos cuidados
Este investimento assume-se como uma mais-valia para as populações em termos de melhoria do acesso e redução de desigualdades, visto que, no caso da freguesia o Parque das Nações, juntamente com a freguesia dos Olivais, existe de facto uma muito elevada carência de equipamentos para modernas Unidades de Saúde dos Cuidados Primários, sendo uma prioridade há muito identificada, que permitirá melhorar e alargar o acesso à saúde, através de um esforço fundamental de investimento e financiamento para a construção de um equipamento moderno, com inovação e melhoria na integração de cuidados para 30.400 utentes.
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Data de aprovação: 16-02-2023
Data de início: 25-11-2020
Data de conclusão: 31-12-2025
Custo total: 6.433.400,00 EUR
Custo total elegível: 6.433.400,00 EUR
Taxa co-financiamento:100%
Apoio financeiro da União Europeia/Next Generation EU: 6.433.400,00 EUR
AVISO N.º LISBOA-42-2018-37 - Investimentos em infraestruturas de Saúde: USF - Aviso 2018
Eixo Prioritário: Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação.
Objetivo Temático: Promover a integração social e combater a pobreza e qualquer descriminação; Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais
Prioridade de Investimento 9.7 (9a): Investimento na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, para a redução das desigualdades de saúde, para a promoção da inclusão social através de melhor acesso aos serviços sociais, culturais e de recreio, assim como para a transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária.
Tipologia de Intervenção 42: Infraestruturas e equipamento sociais e de saúde
Designação do projeto: CONSTRUÇÃO DO EDIFÍCIO PARA A INSTALAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE DE MARVILA
Código do projeto: LISBOA-06-4842-FEDER-000069
Objetivo principal: Os objetivos da presente operação são os seguintes: (1) Participar no planeamento, na gestão e na realização de investimentos relativos a novas unidades de prestação de cuidados de saúde primários, nomeadamente na construção, equipamento e manutenção, contribuindo diretamente e de forma tangível para a criação de um rede de modernos Centros de Saúde, e para o aumento do número de utentes abrangidos por modernas Unidades de Saúde Familiar (USF); (2) Executar uma das propostas de construção de novas
unidades de Centros de Saúde, destinadas a satisfazer carências na cobertura da cidade, com localização definida, e previstas na Carta dos Equipamentos de Saúde de Lisboa (CESL) - REV 2018, no quadro institucional protocolado entre o Município de Lisboa e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), abrangido pelo Acordo de Colaboração para a execução do Programa "LISBOA, SNS MAIS PRÓXIMO"; (3) Construir um edifício novo para uma Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Tipo 5B, com capacidade para 22.800 utentes, com duas Unidades de Saúde Familiar; (4) Aumentar taxa de cobertura de utentes abrangidos por USF no Município de Lisboa, nomeadamente na freguesia de Marvila, inserida no ACES Lisboa Central; (5) Reduzir as debilidades e carências verificadas na cidade de Lisboa e na AML, ao nível dos equipamentos destinados à prestação de cuidados de saúde primários, modernizando e melhorando a qualidade assistencial, introduzindo inovação e desenvolvimento no sistema de saúde e maior equidade de acesso, reduzindo as desigualdades em saúde.
Resumo: Construção de um equipamento de saúde novo, com capacidade para 22.800 utentes, incluindo 2 (duas) Unidades de Saúde Familiar (USF), na freguesia de Marvila, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde ACES Lisboa Central.
Descrição da Operação: A presente operação consiste na construção de um novo edifício, com dois pisos acima do solo, para instalação do Centro de Saúde de Marvila, na freguesia de Marvila, um equipamento moderno para a prestação de cuidados de saúde primários, que permite a instalação de 2 Unidades de Saúde Familiar (USF), com um total de 1.965 m2 de construção, com capacidade para 22.800 utentes, a construir de raiz em terrenos propriedade do Município de Lisboa, sitos na antiga Quinta dos Alfinetes, na Rua Mário Botas / Azinhaga dos Alfinetes. Trata-se um construção nova em dois volumes interligados, com uma volumetria pura, simples e discreta, delimitados pelas antigas fachadas do Palácio da Quinta dos Alfinetes, em estado de ruina, as quais a presente operação pretende preservar e revalorizar como pré-existências de valor patrimonial que delimitam exteriormente o novo edifício a construir.
Região de intervenção: Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Entidade Co-beneficiária: Município de Lisboa / Lisboa Ocidental SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana, E.M., S.A.
Data de aprovação: 05-09-2019
Data de início: 01-08-2017
Data de conclusão: 31-03-2022
Custo total: 3.580.346,27 €
Custo total elegível: 2.614.186,27€
Taxa co-financiamento: 99,63%
Apoio financeiro da União Europeia/FEDER: 2 604 616,21 €
Apoio financeiro público nacional: 9 570,06 €
Programa Operacional Regional de Lisboa
AVISO N.º LISBOA-42-2018-08 - Investimentos em infraestruturas Sociais: Creches – PDCT AML
Eixo Prioritário 6: Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação.
Objetivo Temático 9: Promoção da Inclusão Social e Combate à Pobreza e à Discriminação
Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais
Prioridade de Investimento 9.7 (9a): Investimento na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, para a redução das desigualdades de saúde, para a promoção da inclusão social através de melhor acesso aos serviços sociais, culturais e de recreio, assim como para a transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária.
Tipologia de Intervenção 42: Infraestruturas e equipamento sociais e de saúde
Tipologia de Operações: Construção e adaptação de equipamentos com vista à sua conversão em creches.
Designação do projeto: REDE DE CRECHES EM LISBOA – CONSTRUÇÃO NOVA – CRECHE DO CONVENTO DO DESAGRAVO
Código do projeto: LISBOA-06-4842-FEDER-000056
Objetivo principal: Dotar a cidade de uma moderna e acessível rede não lucrativa de creches constitui um objectivo estratégico do Município de Lisboa, reforçando a capacidade de acolhimento de crianças em creche e corrigindo assimetrias territoriais. Esta operação prossegue uma política de planeamento e desenvolvimento da rede não lucrativa de creches, com vista a aumentar a oferta deste tipo de equipamentos, vocacionados para o apoio à família e às crianças dos 0 aos 3 anos, como suporte fundamental ao seu desenvolvimento social e cognitivo, bem como propiciar adequadas condições de vida às famílias, permitindo uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho e uma melhor compatibilização entre vida profissional e vida familiar, contribuindo para os objectivos de inclusão social, de combate à pobreza e discriminação, e de promoção da igualdade de género. A operação contribui ainda para uma distribuição mais equilibrada da oferta de creches públicas, e para a coesão social e territorial, visando objectivos de rejuvenescimento da cidade, enquanto factor de estímulo à natalidade, de apoio à parentalidade, e de atracão e fixação de casais jovens.
A presente operação consiste na construção, adaptação e remodelação do espaço da ala nascente do Convento do Desagravo, situado no Campo de Santa Clara, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, para instalação complementar de um equipamento social de creche, com capacidade para 42 crianças, cuja obra completa e finaliza o processo de reabilitação e requalificação do edifício que forma o conjunto do Convento, onde funcionam, desde 2015, a Escola Básica (EB1) e o Jardim de Infância (JI) de Santa Clara, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Gil Vicente. A operação prevê a adaptação integral das condições físicas e funcionais do edifício existente, incluindo o reforço da estabilidade estrutural, a melhoria do desempenho sísmico e energético do edifício e uma organização funcional em cinco zonas distintas: (1) berçário; (2) zona de receção/administrativa; (3) zona de atividades; (4) zona de serviços/pessoal; (5) zona exterior. Esta intervenção visa complementar e otimizar recursos e, ainda, maximizar o controlo e a redução de custos entre os equipamentos de ensino já instalados no Convento, assegurando a ligação da creche com o restante conjunto funcional (EB1+JI) ali instalado, e inclui um conjunto de acabamentos adaptados à função de creche, tendo em vista a criação de ambientes alegres e estimulantes para as crianças e para os adultos que as terão à sua guarda, de acordo com as recomendações de especialistas na área da educação infantil, respondendo integralmente aos parâmetros pedagógicos atuais e dando cumprimento à legislação aplicável neste domínio. A operação prevê ainda a reposição da chaminé monumental da cozinha conventual, no topo Noroeste, demolida no século XX, como elemento de valorização patrimonial do conjunto constante da Carta Municipal do Património e também como forma de ajudar a resolver e tornar mais eficiente a extração de ar dos equipamentos (eficiência AVAC).
Região de intervenção: Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Entidade Co-beneficiária: Lisboa Ocidental SRU-Sociedade de Reabilitação Urbana, E.M., S.A.
Data de aprovação: 05-09-2019
Data de início: 01-07-2017
Data de conclusão: 31-03-2022
Custo total: 1.555.854,04 €
Custo total elegível: 389.287,50€
Taxa co-financiamento: 66,76%
Apoio financeiro da União Europeia/FEDER: 259.888,43€
Apoio financeiro público nacional: 129.399,07€
Objetivos Específicos:
Os objectivos específicos da operação são:
Contribuir para a atenuação das debilidades e carências verificadas na cidade e na AML, ao nível dos equipamentos sociais para a infância;
Aumentar a taxa de cobertura da oferta de equipamentos sociais de creche no Município de Lisboa, particularmente na Unidade de Intervenção Territorial do Centro Histórico, dando cumprimento ao objetivo estratégico do Programa de Governo da Cidade de Lisboa 2017-2021 (EIXO II - Combater exclusões, defender direitos - prosseguir a política de apoio à infância e às famílias, promovendo a expansão da rede de creches e o aumento da taxa de cobertura da rede não lucrativa);
Criar 42 lugares de creche e contribuir para o aumento da capacidade instalada existente no município nesta tipologia de resposta social;
Rematar a obra de reabilitação e requalificação funcional do conjunto do Convento do Desagravo, a fim de concluir de forma integrada a sua total refuncionalização para um Complexo Escolar Integrado, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Gil Vicente, destinado a aproximadamente 400 crianças, incluindo a resposta social de creche para crianças dos 0 aos 3 anos.
Os objetivos desta operação enquadram-se também nas opções estratégicas constantes do Programa de Governo da Cidade de Lisboa 2017-2021, designadamente na melhoria da dotação de equipamentos públicos e no reforço do binómio direitos sociais/economia e emprego, como factores essenciais para uma cidade mais sustentável, mais resiliente e mais coesa, nomeadamente no território da freguesia de São Vicente.
Trata-se da construção de um equipamento social moderno, com vários espaços funcionais, assegurando o máximo de conforto e segurança, utilizando materiais duráveis e cumprindo rigorosamente a legislação aplicável. Incluindo também soluções de iluminação e ventilação naturais, substituição integral da cobertura e das caixilharias, aplicação de componentes de certificada eficácia térmica e medidas de redução de consumos energéticos, cuja conceção/requalificação permite a obtenção de Classe Energética A.
Programa Operacional Regional de Lisboa
AVISO N.º LISBOA-42-2018-08 - Investimentos em infraestruturas Sociais: Creches – PDCT AML
Eixo Prioritário 6: Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação.
Objetivo Temático 9: Promoção da Inclusão Social e Combate à Pobreza e à Discriminação.
Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais
Prioridade de Investimento 9.7 (9a): Investimento na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, para a redução das desigualdades de saúde, para a promoção da inclusão social através de melhor acesso aos serviços sociais, culturais e de recreio, assim como para a transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária.
Tipologia de Intervenção 42: Infraestruturas e equipamento sociais e de saúde
Tipologia de Operações: Construção e adaptação de equipamentos com vista à sua conversão em creches.
Designação do projeto: REDE DE CRECHES EM LISBOA – CONSTRUÇÃO NOVA – ESTRADA DA LUZ.
Código do projeto: LISBOA-06-4842-FEDER-000085
Objetivo principal: Dotar a cidade de uma moderna e acessível rede não lucrativa de creches constitui um objectivo estratégico do Município de Lisboa, reforçando a capacidade de acolhimento de crianças em creche e corrigindo assimetrias territoriais. Esta operação prossegue uma política de planeamento e desenvolvimento da rede não lucrativa de creches, com vista a aumentar a oferta deste tipo de equipamentos, vocacionados para o apoio à família e às crianças dos 0 aos 3 anos, como suporte fundamental ao seu desenvolvimento social e cognitivo, bem como propiciar adequadas condições de vida às famílias, permitindo uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho e uma melhor compatibilização entre vida profissional e vida familiar, contribuindo para os objectivos de inclusão social, de combate à pobreza e discriminação, e de promoção da igualdade de género. A operação contribui ainda para uma distribuição mais equilibrada da oferta de creches públicas, e para a coesão social e territorial, visando objectivos de rejuvenescimento da cidade, enquanto factor de estímulo à natalidade, de apoio à parentalidade, e de atracão e fixação de casais jovens.
A presente operação prevê a construção e instalação de um equipamento social com a valência de creche, de tipologia modular, com capacidade para 84 crianças, a construir de raiz em parcela de terreno propriedade do Município de Lisboa. A operação corresponde à replicação de um projeto-tipo com elevada maturidade, testado e executado com sucesso noutras localizações Trata-se de um equipamento moderno, com vários espaços funcionais, assegurando o máximo de conforto e segurança, incluindo iluminação e ventilação naturais, soluções de controlo do desempenho térmico e energético, utilizando materiais duráveis, de baixo custo e de fácil manutenção, baseado em sistemas construtivos modulares adequados às exigências de custo e prazo de obra, cumprindo a legislação específica aplicável.
Região de intervenção: Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Data de aprovação: 06-04-2020
Data de início: 01-01-2020
Data de conclusão: 31-05-2021
Custo total: 905.032,41 €
Custo total elegível: 311.346,50 €
Taxa co-financiamento: 50,0%
Apoio financeiro da União Europeia/FEDER: 155.673,25 €
Apoio financeiro público nacional: 155.673,25 €
Objetivos Específicos:
Os objectivos específicos da operação são:
Aumentar a taxa de cobertura das creches no município de Lisboa e contribuir para a atenuação das debilidades verificadas na cidade e na Região;
Criar 84 lugares de creche e aumentar a capacidade de acolhimento de crianças nesta tipologia de resposta social, contribuindo para uma distribuição mais equilibrada da oferta;
Replicar um projeto-tipo com elevada maturidade (construção em estruturas modulares de betão armado) já executado e testado noutras localizações.
Os objetivos desta operação enquadram-se também nas opções estratégicas constantes do Programa de Governo da Cidade de Lisboa 2017-2021, designadamente na melhoria da dotação de equipamentos públicos e no reforço do binómio direitos sociais/economia e emprego, como factores essenciais para uma cidade mais sustentável, mais resiliente e mais coesa, nomeadamente no território da freguesia de São Vicente.
Trata-se da construção de um equipamento social moderno, com vários espaços funcionais, assegurando o máximo de conforto e segurança, utilizando materiais duráveis, incluindo um conjunto de acabamentos interiores e exteriores adaptados à função de creche, tendo em vista a criação de ambientes alegres e estimulantes para as crianças e para os adultos que as terão à sua guarda, seguindo rigorosamente as Recomendações Técnicas para Equipamentos Sociais (Creches), assim como as mais recentes recomendações de especialistas na área da educação infantil, respondendo aos parâmetros pedagógicos atuais e dando cumprimento à legislação aplicável neste domínio.
Programa Operacional Regional de Lisboa
AVISO Nº LISBOA-42-2018-37, Investimentos em infraestruturas de Saúde: USF – Aviso 2018
Eixo Prioritário 6: Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação.
Objetivo Temático 9: Promoção da Inclusão Social e Combate à Pobreza e à Discriminação
Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais
Prioridade de Investimento 9.7 (9a): Investimento na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, para a redução das desigualdades de saúde, para a promoção da inclusão social através de melhor acesso aos serviços sociais, culturais e de recreio, assim como para a transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária.
Objetivo específico 1 – Aumentar a taxa de cobertura dos serviços de saúde de proximidade assegurando uma intervenção precoce na doença e a introdução de inovação e desenvolvimento do sistema de saúde.
Tipologia de Intervenção 42: Infraestruturas e equipamento sociais e de saúde
Tipologia de Operações: Ações que visem qualificar a oferta de cuidados de saúde primários concretamente o apoio a Infraestruturas de saúde com apoio à construção, ampliação e requalificação de Unidades de Saúde Familiar (USF).
Domínio de intervenção 053 - Infraestruturas de saúde
Designação do projeto: Construção do Edifício para Instalação do CENTRO DE SAÚDE DA ALTA DE LISBOA
Código do projeto: LISBOA-06-4842-FEDER-000062
Objetivo principal: Participar no planeamento, na gestão e na realização de investimentos relativos a novas unidades de prestação de cuidados de saúde primários, nomeadamente na construção, equipamento e manutenção, contribuindo diretamente e de forma tangível para a criação de um rede de modernos Centros de Saúde, e para o aumento do número de utentes abrangidos por modernas Unidades de Saúde Familiar (USF), melhorando o acesso e a qualidade assistencial nos cuidados de saúde primários, alargando as respostas de saúde de proximidade junto das populações com menor acessibilidade, seja por menor mobilidade física, envelhecimento, cronicidade de doença ou famílias com menores recursos económicos.
A presente operação consiste na construção de um novo edifício, com dois pisos, para instalação do Centro de Saúde da Alta de Lisboa, na freguesia do Lumiar, um equipamento moderno para a prestação de cuidados de saúde primários, que permite a instalação de 2 Unidades de Saúde Familiar (USF), com um total de 1.875,31 m2 de construção. Este equipamento terá uma capacidade para 30.400 utentes (Tipo 6 + MP1), a construir de raiz numa parcela de terreno, propriedade do Município de Lisboa, integrada no Plano de Urbanização do Alto do Lumiar (PUAL).
Região de intervenção: Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Data de aprovação: 11-03-2019
Data de início: 20-12-2017
Data de conclusão: 10-11-2020
Custo total: 3.209.594,76€
Custo total elegível: 2.357.648,23€
Taxa cofinanciamento: 92,81%
Apoio financeiro da União Europeia/FEDER: 2.188.204,83€
Apoio financeiro público nacional: 169.443,40€
Objetivos específicos:
- Construir um edifício novo para uma Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Tipo 6 – com capacidade para 30.400 utentes e 2 Unidades de Saúde Familiar (USF);
- Aumentar taxa de cobertura de utentes abrangidos por Unidades de Saúde Familiar no município de Lisboa, nomeadamente nas freguesias de Lumiar e Santa Clara, inseridas no ACES Lisboa Norte;
- Reduzir as debilidades e carências verificadas na cidade de Lisboa e na AML, ao nível dos equipamentos destinados à prestação de cuidados de saúde primários, modernizando e melhorando a qualidade assistencial e introduzindo inovação e desenvolvimento no sistema de saúde.
A operação enquadra-se nas opções estratégicas constantes do Programa de Governo da Cidade de Lisboa 2017-2021, contribuindo diretamente para o Eixo II - Combater exclusões, defender direitos - melhor saúde e qualidade de vida, nomeadamente para a execução da Medida 1 - Criar 14 novos Centros de Saúde em Lisboa (Lisboa, SNS Mais Próximo), concretizando o acordo entre a ARSLVT e o Município, com vista à construção e requalificação global de 14 Equipamentos de Cuidados de Saúde Primários do Concelho de Lisboa até ao ano 2020, beneficiando cerca de 300 mil utentes.
Esta operação insere-se ainda no âmbito das propostas iniciais (com localização definida) de construção de novas unidades de Centros de Saúde, destinadas a satisfazer carências na cobertura da cidade, contidas na Carta dos Equipamentos de Saúde de Lisboa (CESL), aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa em 2 de junho de 2009.
O projeto de execução prevê a construção de um equipamento novo e moderno, com 2 pisos acima do solo e vários espaços funcionais, assegurando o máximo de conforto e segurança, incluindo iluminação e ventilação naturais, soluções de controlo do desempenho térmico e energético, utilizando materiais duráveis, de baixo custo e de manutenção fácil, baseado em sistemas construtivos adequados às exigências funcionais e requisitos técnicos, de acordo com o Programa Funcional desenvolvido pela ARSLVT, dando cumprimentos à legislação específica aplicável neste domínio.
Creche dos Olivais – Quinta do Conde dos Arcos – Operação LISBOA-06-4842-FEDER 000057
Programa Operacional Regional de Lisboa
AVISO N.º LISBOA-42-2018-08 - Investimentos em infraestruturas Sociais: Creches – PDCT AML
Eixo Prioritário 6: Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação.
Objetivo Temático 9: Promoção da Inclusão Social e Combate à Pobreza e à Discriminação. Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais
Prioridade de Investimento 9.7 (9a): Investimento na saúde e nas infraestruturas sociais que contribuam para o desenvolvimento nacional, regional e local, para a redução das desigualdades de saúde, para a promoção da inclusão social através de melhor acesso aos serviços sociais, culturais e de recreio, assim como para a transição dos serviços institucionais para os serviços de base comunitária.
Tipologia de Intervenção 42: Infraestruturas e equipamento sociais e de saúde
Tipologia de Operações: Construção e adaptação de equipamentos com vista à sua conversão em creches.
Designação do projeto: REDE DE CRECHES EM LISBOA – CONSTRUÇÃO NOVA – CRECHE DOS OLIVAIS – QUINTA DO CONDE DOS ARCOS
Código do projeto: LISBOA-06-4842-FEDER 000057
Objetivo principal: Dotar a cidade de uma moderna e acessível rede não lucrativa de creches constitui um objectivo estratégico do Município de Lisboa, reforçando a capacidade de acolhimento de crianças em creche e corrigindo assimetrias territoriais. Esta operação prossegue uma política de planeamento e desenvolvimento da rede não lucrativa de creches, com vista a aumentar a oferta deste tipo de equipamentos, vocacionados para o apoio à família e às crianças dos 0 aos 3 anos, como suporte fundamental ao seu desenvolvimento social e cognitivo, bem como propiciar adequadas condições de vida às famílias, permitindo uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho e uma melhor compatibilização entre vida profissional e vida familiar, contribuindo para os objectivos de inclusão social, de combate à pobreza e discriminação, e de promoção da igualdade de género. A operação contribui ainda para uma distribuição mais equilibrada da oferta de creches públicas, e para a coesão social e territorial, visando objectivos de rejuvenescimento da cidade, enquanto factor de estímulo à natalidade, de apoio à parentalidade, e de atracção e fixação de casais jovens.
A presente operação prevê a construção e instalação de um equipamento social com a valência de Creche, de tipologia modular, em piso térreo, com capacidade para 84 crianças, a ser construído de raiz numa parcela de terreno propriedade do Município de Lisboa, inserido no interior do jardim do recinto da Quinta Conde dos Arcos, na freguesia dos Olivais. A operação corresponde à replicação de um projeto-tipo com elevada maturidade e já testado e executado anteriormente com sucesso 5 (cinco) outras localizações, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Creches em Lisboa Programa B.A.BÁ - Construção de Unidades de Creche em Estruturas Modulares. Trata-se de um equipamento moderno, com vários espaços funcionais, assegurando o máximo de conforto e segurança, incluindo iluminação e ventilação natural, soluções de controlo do desempenho térmico, energético, e utilizando materiais duráveis, de baixo custo e de manutenção fácil, baseado em sistemas construtivos modulares adequados às exigências de custo e prazo de obra, e cumprindo rigorosamente a legislação em vigor aplicável.
Região de intervenção: Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Data de aprovação: 20-09-2019
Data de início: 01-04-2016
Data de conclusão: 31-12-2021
Custo total: 1.144.532,65 €
Custo total elegível: 839.249,19 €
Taxa co-financiamento: 96,74%
Apoio financeiro da União Europeia/FEDER: 811.922,08€
Apoio financeiro público nacional: 27.327,11 €
Objetivos Específicos:
Os objectivos específicos da operação são:
- Aumentar a taxa de cobertura das creches no Município de Lisboa e contribuir para a atenuação das debilidades verificadas na cidade e na Região;
- Criar 84 novos lugares de creche e aumentar a capacidade de acolhimento de crianças nesta tipologia de resposta social e contribuir para uma distribuição mais equilibrada da oferta;
- Replicar um projeto-tipo com elevada maturidade já executado anteriormente.
Os objetivos desta operação enquadram-se também nas opções estratégicas constantes do Programa de Governo da Cidade de Lisboa 2017-2021, designadamente na melhoria da dotação de equipamentos públicos e no reforço do binómio direitos sociais/economia e emprego, como factores essenciais para uma cidade mais sustentável, mais resiliente e mais coesa, nomeadamente na freguesia de Olivais, a qual apresenta uma elevada densidade residencial e concentra múltiplas atividades de serviços e empresas, situadas em torno de um importante interface de transportes.
Especificamente, a operação contribui diretamente para o Eixo II - Combater exclusões, defender direitos - Afirmar direitos, reforçar a cidadania, nomeadamente para a execução da Medida 18 - Prosseguir a política de apoio à infância e às famílias, promovendo a expansão do sistema de creches e o aumento da taxa de cobertura da rede pública, combatendo a exclusão e atenuando as desigualdades sociais, designadamente com intervenção em famílias em risco.
Trata-se da construção de um equipamento social moderno, com vários espaços funcionais, assegurando o máximo de conforto e segurança, incluindo iluminação e ventilação naturais, soluções de controlo do desempenho térmico e energético, utilizando materiais duráveis, de baixo custo e de manutenção fácil, baseado em sistemas construtivos modulares adequados às exigências de custo e prazo de obra, cumprindo rigorosamente a legislação aplicável.
Designação do Projeto | PMAR Lx / CATR
Código do Projeto | PT/2018/FAMI/289
Objetivo Principal | Aumento e melhoria das condições do CATR / Manutenção da Resposta Multidisciplinar em parceria com o JRS Portugal
Região de Intervenção | Concelho de Lisboa
Entidade Beneficiária | Câmara Municipal de Lisboa
Data de Aprovação | 21-05-2018
Data de Início | 08-03-2018
Data de Conclusão | 31-12-2020
Custo Total Elegível | 1,060,699,84
Apoio Financeiro da União Europeia | FAMI – 795,524,88 eur
Apoio Financeiro Público Nacional/Regional | Não aplicável
O Projeto prevê duas componentes distintas, uma respeitante ao aumento e melhoria das condições de acolhimento, aumentando a capacidade actual de 24 para 48 vagas no centro, e melhorando as condições do acolhimento a agregados familiares. A outra componente é referente à continuidade do acompanhamento dos requerentes e beneficiários de proteção por parte do JRS Portugal.
Acrónimo | HOME_EU
Designação do projeto | Homelessness as Unfairness
Código do projeto |726997
Programa de Financiamento| Horizonte 2020
Data de aprovação | 25-05-2016
Data de início | 01-10-2016
Data de conclusão | 30-09-2019
Custo total elegível | 26.641,25 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | 26.641,25 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional | n/a
Coordenação | ISPA - Instituto Universitário
Parceiros | Câmara Municipal de Lisboa; AEIPS - Associação para o Estudo e Integração Psicossocial; Crescer na Maior - Associação de Intervenção Comunitária; University of Limerick (Irlanda), Università degli Studi di Padova (Itália), FEANTSA (França), RAIS (Espanha), Uniwersytet Opolski (Polónia), Stichting Katholieke Universiteit (Holanda), Karolinska Institutet (Finlândia), Université d'Aix-Marseille (França)
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O Projeto HOME_EU: Homelessness as Unfairness (2016-2019) é uma iniciativa com financiamento no âmbito do Programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, e tem como propósito contribuir para o desenvolvimento de uma nova geração de políticas públicas e de programas sociais baseados na evidência científica e que contribuam efectivamente para resolver as situações de sem-abrigo de longa duração.
O HOME_EU tem como base de partida da investigação , conhecer o modo como os cidadãos europeus sentem, toleram e contestam a existência de pessoas em situação de sem-abrigo e pretende generalizar os Programas Housing First (Casas Primeiro) como estratégia de integração e empowerment das pessoas em situação de sem-abrigo.
Links | site ; facebook; twitter
Programa Operacional Regional de Lisboa
Eixo Prioritário 8: Desenvolvimento urbano sustentável
Objetivo Temático 9: Promoção da Inclusão Social e Combate à Pobreza e à Discriminação. Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais
Prioridade de investimento 9b (PI 9.8): Apoio à regeneração física, económica e social das comunidades desfavorecidas em zonas urbanas e rurais - Operações enquadráveis nos PEDU aprovados
Designação do projeto: EMPREGO PRIMEIRO - PORTA ABERTA
Código do projeto: LISBOA-08-4943-FEDER-000045
Objetivo principal: A implementação da operação Emprego Primeiro - Porta Aberta, constitui um polo central de promoção do desenvolvimento social, apostando simultaneamente na promoção das competências para a empregabilidade de públicos mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas sem-abrigo da cidade, e na prevenção e redução de situações de vulnerabilidade e exclusão social, tendo a pessoa como ponto de partida para uma intervenção com vista à promoção do seu desenvolvimento bio-psico-social. A operação Emprego Primeiro - Porta Aberta funcionará em parceria com as diversas respostas da cidade de Lisboa, com as respostas da Administração Central, IEFP, com o sector privado e a sociedade civil. Este projeto pretende desenvolver respostas focadas nas pessoas em situação de maior vulnerabilidade social (pessoas sem abrigo e/ou com dependências associadas) centradas no desenvolvimento Pessoal, Social e Profissional. A promoção e desenvolvimento de competências necessárias à preparação e consolidação de um projeto de vida, requer um acompanhamento vinculado e de confiança, sistemático e integrado, que envolvam vários sectores públicos, a sociedade organizada e a comunidade em geral.
Região de intervenção: Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária: Município de Lisboa
Data de aprovação: 21-12-2017
Data de início: 01-01-2018
Data de conclusão: 30-06-2019
Custo total: 152.426,00 EUR
Custo total elegível: 152.426,00 EUR
Taxa co-financiamento: 50%
Apoio financeiro da União Europeia/FEDER: 76.213,00 EUR
Apoio financeiro público nacional: 76.213,00 EUR
Objetivos Específicos: A operação de reabilitação e adaptação do edifício sito na Rua Gualdim Pais n.º 89 em Lisboa possibilitará a concretização de um projeto social que afirma como objetivos gerais:
(i) promover a inclusão, a participação social e a cidadania, implicando as pessoas no seu próprio projeto de vida;
(ii) promover o desenvolvimento pessoal, emocional e social necessário à adaptabilidade a contextos profissionais e de trabalho;
(iii) promover o modelo de emprego apoiado incrementando o acesso ao mercado aberto de trabalho de pessoas em situação de especial vulnerabilidade;
(iv) promover a procura ativa de emprego através de uma relação estreita com empregadores (públicos e/ou privados), redes para a empregabilidade, Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Em termos de objetivos específicos relevam-se especialmente os seguintes:
(i) apoiar os utentes na sua autonomização, através da criação de rotinas, hábitos e ritmos de trabalho, cumprimento de tarefas e responsabilidades;
(ii) promover metodologias alternativas de reforço de competências pessoais e sociais que potenciem a integração socio profissional;
(iii) promover o desenvolvimento sociocultural das pessoas, na medida em que a arte, a cultura e a criatividade se transformam em ferramentas de grande potencial para as pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
O Município de Lisboa, através da Proposta 556/2017 aprovou na Reunião de Câmara Extraordinária n.º 173 de 26 de Julho de 2017, a atribuição de um apoio financeiro e a celebração de um Protocolo de Colaboração com a “BADL Bairros - Associação de Desenvolvimento Local”, o qual se inicia logo após a conclusão das obras de requalificação do edifício sito na Rua Gualdim Pais nº 89 em Lisboa.
A BADL Bairros - Associação de Desenvolvimento Local é uma rede de organizações e atores individuais, colaborando na construção de comunidades ativas, coesas e solidárias, assumindo-se como um agente intermédio que foca a sua ação nas áreas da capacitação e inovação social. Centrando-se em 3 áreas de atuação: desenvolvimento local, empreendedorismo e capacitação e apoio comunitário.
A BADL Bairros propõe-se desenvolver o Projeto “Porta Aberta - Agência de Empregabilidade”, e fazer a aplicação de abordagens centradas no emprego, focadas em públicos muito vulneráveis, com base num conceito suportado em diversas experiências existentes noutros países, que têm tido sucesso na criação de projetos de vida autónomos, baseados em rendimentos obtidos através do trabalho.
Designação do projeto | Requalificação da Casa Comunitária da Nascimento Costa
Código do projeto | LISBOA-08-4943-FEDER-000052
Objetivo principal | Promover a integração social e combater a pobreza e qualquer discriminação
Região de intervenção | Área Metropolitana de Lisboa - Arroios, Telheiras, Alvalade, S. Domingos de Benfica e outras zonas
Entidade beneficiária |500051070, Município de Lisboa
Data de aprovação | 25-05-2018
Data de início | 16-07-2018
Data de conclusão | 01-04-2019
Custo total | 420.000 €
Custo total elegível | 420.000 €
Apoio financeiro da União Europeia | 210.000 €
Apoio financeiro público nacional/regional | 210.000 €
Objetivos:
A operação responde, de uma forma global e integrada, às necessidades de uma vasta população residente e utilizadora desta zona carenciada, promovendo a inclusão social e urbana das comunidades, aumentando a sua qualidade de vida, através de uma resposta de regeneração física. Propõe-se adaptar lojas sem apetência comercial e devoluta, localizadas em edifício Municipal de habitação social, a Equipamento de Utilização colectiva, com uma programação virada para a prevenção e reparação das situações de carência, de disfunção e de marginalização social, focada na capacitação desta população carenciada e numa participação activa da mesma, estabelecendo um modelo de Co-governação, alicerçada numa dinâmica participativa dos residentes e utilizadores do território [indivíduos, famílias, grupos sociais, dinamizadores locais (associações formais e informais. ONG e etc...), órgãos públicos e empresas responsáveis], conferindo assim, maior responsabilidade e pertença do lugar, promovendo maior desenvolvimento económico, inclusão e inovação social.
Esta operação oferece à comunidade (e aos bairros limítrofes) um espaço que permite a apropriação por todos, independentemente da sua idade, género e condição física; é, também por isso, um espaço que promove a igualdade, a inclusão e a coesão inter-geracional, contribuindo para a abertura do bairro a outras populações e experiências.
Acrónimo: APProach
Designação do Projeto | “Connecting EU mobile citizens with their welcoming cities”
Código do Projeto nº | Ref. Ares(2018)1626164 - Grant Agreement number: 785727
Programa de Financiamento | Comissão Europeia – Rights, Equality and Citizenship Programme Call REC-AG-2017 - Topic: Improve the inclusion of mobile EU citizens and their political and societal participation (REC-RCIT-CITI-AG-2017)
Objetivo principal | O projecto APProach visa facilitar o exercício efectivo dos direitos de livre circulação pelos cidadãos da UE e seus familiares, melhorando a comunicação eficaz entre os cidadãos móveis da UE (EU Mobile Citizens - EUMCs) e as cidades e municípios de acolhimento, sobre o exercício dos seus direitos e cidadania, tais como o acesso ao voto, educação e matrícula escolar e participação activa na vida local e comunitária, para o pleno acolhimento e integração na vida local
Palavras-chave | Participação e exercício da cidadania dos cidadãos móveis da UE, direitos de mobilidade e livre circulação, direito ao voto, educação, participação cidadã, novos canais de comunicação e informação
Região de intervenção | Município de Lisboa
Entidade beneficiária | Câmara Municipal de Lisboa (integrada num consórcio)
Data de aprovação | 23-03-2018
Data de início | 01-04-2018
Duração | 24 meses
Data de conclusão | 30-04-2020
Apoio financeiro da União Europeia | Total do Consórcio: 419.161,97 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional/local | n/a
Coordenação | ALDA - European Association for Local Democracy (Association des Agences de la Democratie Locale (AADL)
Parceiros
1 - ASSOCIATION DES AGENCES DE LA DEMOCRATIE LOCALE AADL - France;
2 - COMMUNE D'ETTERBEEK – City of Etterbeek – Belgium;
3 - COMUNE DI MILANO – City of Milano – Italy;
4 - DIMOS NEAS SMYRNI - Neassmyrnis – Greece;
5 - COMMUNE DE PARIS – City of Paris - France
6 - VEJLE KOMMUNE - Vejle Kommune - Denmark
7 - CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA – City of Lisboa - Portugal
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O Projecto contempla as seguintes fases (Work Packages do Projecto):
- WP1 - MANAGEMENT AND COORDINATION OF THE PROJECT
- WP2 - FOCUS GROUPS and EXCHANGE OF BEST PRACTICES
- WP3 - APP MOBILE AND ONLINE PLATFORM DEVELOPMENT
- WP4 - TRAINING ACTIVITIES
- WP5 - COMMUNICATION AND DISSEMINATION ACTIVITIES
O projecto APProach visa facilitar o exercício efectivo dos direitos de livre circulação pelos cidadãos da UE e membros da família, melhorando a comunicação eficaz entre os cidadãos móveis da UE (EU Mobile Citizens - EUMCs) e municípios e, entretanto, promover a sensibilização para os direitos de livre circulação e exercício da cidadania. Um intenso intercâmbio de boas práticas com os municípios envolvidos contribuirá para melhorar os serviços oferecidos a nível municipal, com o objectivo de aumentar a participação cívica activa dos cidadãos da EU e o pleno exercício dos seus direitos e cidadania.
Novos canais de comunicação e cooperação serão estabelecidos entre grupos informais já existentes de EUMCs (redes de expatriados, colectivos de jovens, etc.) e instituições formais, como os Conselhos Locais, Conselhos de Juventude, Universidades, etc. Estes canais permitirão ao projecto promover uma partilha eficaz de informação entre os municípios e os cidadãos móveis da UE, e garantir a sua elevada participação nas actividades e, consequentemente, na vida cívica local.
Grupos focais específicos com funcionários municipais e cidadãos móveis da UE complementados por inquéritos fornecer as informações necessárias aos municípios para identificar obstáculos e desafios concretos aos direitos de mobilidade no seio da UE. Os resultados dos grupos focais serão utilizados tanto para promover o estabelecimento melhoria dos serviços a nível local (Serviços de Atendimento especiais para acolher os cidadãos móveis da UE, etc.) e para co-criar um APP móvel e uma plataforma online (Digital Ecosystem) adequadas, desenvolvidos em inglês e em todos os idiomas locais.
Essas ferramentas de TIC, desenvolvidas através de uma abordagem inovadora de co-criação e participação, incluirão orientações e procedimentos (documentos disponíveis para descarregamento) instruindo os EUMCs sobre como exercer o direito de voto, como matricular as crianças na escola e outras informações sobre actividades e iniciativas a decorrer na cidade onde vivem, ao nível local. De fato, a APP móvel deverá incluir uma secção em que os próprios EUMCs poderão enviar informações relativas a iniciativas promovidas por si ou do seu conhecimento, sendo os EUMCs não apenas receptores, mas também produtores activos de informação partilhada nas comunidades locais.
A APP será promovida ao nível municipal e será disseminada com a ajuda de outras instituições formais e partes interessadas informais (embaixadas, universidades, redes de expatriados, etc.). Além disso, o projecto APProach escolheu envolver cidades de diferente tamanho, a fim de tentar construir um amplo mapa de problemas com base em diferentes contextos e tipologias de necessidades.
Por fim, o equilíbrio geográfico europeu dos municípios parceiros envolvidos (Etterbeek, Lisboa, Milão, Nea Smyrni, Paris, Vejle), assim como o envolvimento de dois importantes Parceiros Associados (Cidade de Amesterdão e Cidade de Varsóvia), contribuem para a compreensão das diferentes necessidades e desafios da mobilidade geográfica no seio da UE, promovendo o intercâmbio de boas práticas e a cooperação entre cidades europeias. Em particular, o APProach irá explorar os resultados do projecto REC da UE “Welcome Europe - Políticas de Acolhimento Local para os Migrantes da UE”, tentando a aplicação das melhores práticas desenvolvidas por este projecto e reelaborá-las, melhorá-las e adaptá-las ao Projecto APProach, a fim de expandir o seu impacto.
Contactos:
Paulo Silva Santos – Departamento para os Direitos Sociais
Câmara Municipal de Lisboa
Tel: +351 21 798 88 98
Email: paulo.silva.santos@cm-lisboa.pt
Jorge Carvalho Mourão – Departamento para os Direitos Sociais
Câmara Municipal de Lisboa
Tel.: +351 21 817 22 48
Mob: +351 91 491 65 65
Skype: mourao2001
Email: jorge.mourao@cm-lisboa.pt
Camille Delbecq - Project manager APProach
ALDA – European Association for Local Democracy
Tel: +32 2 430 24 08
Mob: +32 484 18 90 35
Skype: cami.dbq
Email: camille.delbecq@aldaintranet.org
Irene Zanetti - Head of Communications
ALDA – European Association for Local Democracy
Tel.: +39 0444 540 146
Mob: +39 347 3509 887
Skype: irene.zanetti
Email: irene.zanetti@aldaintranet.org
Links
APProach Project
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Twitter Hashtag: #APProachEUMC
Extensão das instalações da Junta de Freguesia de S. Cristóvão e S. Lourenço no Largo dos Trigueiros
Código da Operação: LISBOA-03-0841-FEDER 000496
Designação da Operação: Extensão das instalações da Junta de Freguesia de S. Cristóvão e S. Lourenço no Largo dos Trigueiros
Estado: Concluída
Descrição: Com esta operação pretendeu-se introduzir um novo equipamento fornecedor de serviços de proximidade na Mouraria.
A construção localiza-se no Pátio do Linheiro, propriedade municipal onde se localizavam alguns fogos cujos habitantes foram realojados e as construções demolidas na totalidade.
O novo edifício acolheu atividades no âmbito da atuação da Junta de Freguesia de S. Cristóvão e S. Lourenço, entretanto integrada na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, junto dos grupos sociais mais vulneráveis – crianças e idosos. O recente quadro de vida urbana na Mouraria tornou cada vez mais premente a necessidade de atuação na prevenção primária de comportamentos de risco e o apoio social aos residentes idosos. Estas instalações permitiram melhorar e ampliar as atividades que já vinham a realizar-se, decorrentes dos diversos protocolos celebrados entre as juntas de freguesia e o Município, no quadro da descentralização de competências: Programa Intervir e Programa “Envelhecimento Ativo e Saudável - Envelhecer é Viver”.
A construção deste novo equipamento veio contrariar a atual tendência deste lugar como ponto de insegurança e insalubridade, contribuindo para os objetivos de requalificação urbana, social e ambiental.
O projeto, desenvolvido por uma equipa exterior à CML, previu a edificação de uma nova estrutura num lote de terreno com cerca de 285 m2, localizado na encosta poente da Mouraria. O edifício ocupa parcialmente o referido lote, libertando as restantes áreas para zonas verdes e de recreio. Todo o conjunto tem acesso garantido para indivíduos com mobilidade reduzida. A nível construtivo e dos acabamentos, procurou-se que o equipamento refletisse um conjunto de preocupações quanto à segurança, ao conforto, à funcionalidade, à resistência de materiais, à adequação dos acabamentos ao programa definido e às atividades que dele decorrem. Desde o início da sua conceção que se procurou o eficaz desempenho energético e ambiental do edifício, tendo este obtido a Categoria A.