COVID-19 Medidas e Informações

projetos cofinanciados na área da economia e inovação

 

Designação do projeto | Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas
Grant Agreement | 869429
Objetivo principal | Os Pólos (hubs) de Inovação e Empreendedorismo para a Transformação de Áreas Urbanas Históricas (HUB-IN) têm como objetivo fomentar a inovação e o empreendedorismo em Áreas Urbanas Históricas (HUA), preservando a sua identidade social e cultural única e o meio ambiente.
Região de intervenção | Município de Lisboa – Bairros de Alfama e Mouraria
Entidade beneficiária | Câmara Municipal de Lisboa (integrada num consórcio)


Data de início | 01-09-2020
Data de conclusão | 31-08-2024
Custo total elegível | 8.135.105,12 EUR
Apoio financeiro da União Europeia | H2020-EU.3.5.6 – 7.998.797,50 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional | Quando aplicável
Coordenação  | LISBOA E-NOVA – AGÊNCIA DE Energia e Ambiente de Lisboa, Portugal
Parceiros |
LISBOA E-NOVA – AGÊNCIA DE Energia e Ambiente de Lisboa, Portugal; CROWDFUNDINGHUB BV, Holanda; ENERGEIAKO GRAFEIO KYPRION POLITON, Chipre; INFRASTRUTTURE RECUPERO ENERGIA AGENZIA REGIONALE LIGURE - I.R.E. SPA, Itália; GRAND ANGOULEME, França; E-ZAVOD, ZAVOD ZA PROJEKTNO SVETOVANJE, RAZISKOVANJE IN RAZVOJ CELOVITIH RESITEV, Eslovénia; UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, Portugal; UNIVERSITEIT UTRECHT, Holanda; ENERGY CITIES/ENERGIE-CITES ASSOCIATION, França; EUROPEAN ASSOCIATION OF HISTORIC TOWNS AND REGIONS LIMITED, Reino Unido; MESTNA OBCINA PTUJ, Eslovénia; COMUNE DI GENOVA CDG, Itália; FUTURE CITIES CATAPULT LIMITED FCC, Reino Unido; Belfast City Council, Reino Unido; LEFKOSIA MUNICIPALITY LEFKOSIA, Chipre; AGENTIA PENTRU MANAGEMENTUL ENERGIEI SI PROTECTIA MEDIULUI BRASOV, Roménia; CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA, Portugal; GEMEENTE , Holanda; OBCINA SLOVENSKA BISTRICA, Eslovénia.


Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos |
O HUB-IN tem como objetivo fomentar a inovação e o empreendedorismo em Áreas Urbanas Históricas (HUA), preservando a identidade única dos sítios históricos em relação aos seus valores naturais, culturais e sociais. O projeto adota a inovação e o empreendedorismo como os principais motores da regeneração urbana nas HUAs e está totalmente alinhado com as agendas internacionais para o Desenvolvimento Cultural Sustentável (UNESCO) e Estratégia do Património Cultural (Council Europe).

O HUB-IN terá duas etapas principais. Na primeira etapa, uma rede de Pólos de inovação e empreendedorismo (Hubs) será desenvolvida nos HUAs de oito cidades parceiras e, na segunda etapa, os métodos e ferramentas resultantes serão ampliados para uma rede global de HUAs de cidades seguidoras.

Os Hubs de Inovação e Empreendedorismo irão testar, demonstrar e pilotar atividades de cocriação e co-design em três grupos significativos com potencial para transformação sustentável de HUA: i) Indústrias culturais e criativas, ii) Novos estilos de vida e iii) Recursos naturais e sociais endógenos.

O HUB-IN define 12 objetivos específicos, que serão alcançados pela seguinte metodologia: i) Construir um ecossistema de Hubs interligados para acelerar a regeneração urbana em oito HUAs, ii) Criar valor em Hubs piloto, impulsionando a inovação social e acelerando o empreendedorismo sustentável nos HUAs , iii) Condensar, aumentar e explorar os resultados e criar uma rede global colaborativa de Hubs de inovação e empreendedorismo no HUA, iv) Criar o espaço digital HUB-IN.

O HUB-IN espera contribuir para reverter tendências de abandono e abandono do patrimônio histórico de forma sistêmica por meio da criação de redes de Hubs onde a inovação será o principal motor. HUB-IN também terá um impacto direto na criação de novas oportunidades sustentáveis ​​para negócios tradicionais locais e para o desenvolvimento de novas habilidades criativas e empregos

Links |
https://cordis.europa.eu/project/id/869429