GREVE NA RECOLHA DO LIXO NO NATAL E ANO NOVO

  Rentabilizar o investimento publico em habitação municipal

  Combater a pobreza, apostando na educação e cultura

  Democratizar a cultura, potenciando a diversidade étnico cultural dos bairros municipais


2023 - Ano do desenvolvimento local

“Cada pessoa que tirarmos da pobreza representa uma vitória para a cidade de Lisboa.”

Filipa Roseta - Vereadora da Habitação.
 

As comemorações dos 30 anos do PER recordam-nos como o nosso país tomou a decisão histórica de erradicar as barracas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. Admirável! Um decreto de 1993 determinou a construção de bairros para as pessoas, tirando-as de condições inumanas.

Passados 30 anos sobre o desígnio da erradicação das barracas, hoje o propósito é acabar com as situações de pobreza na cidade de Lisboa. Muitos dos territórios PER são, ainda hoje, dos mais desfavorecidos do concelho, prevalecendo neles taxas de abandono e insucesso escolar elevadas, forte dependência do RSI e reprodução geracional da pobreza.

Vamos, pois, celebrar durante um ano a conquista do PER, mas sempre a imaginar o futuro. Como deve ser o futuro destes bairros? O que podemos fazer para que as pessoas vivam melhor, para que aumente a mobilidade social, para que cresçam os laços, para que haja mais cultura? Este é um dos maiores desafios com que nos deparamos: tornar estes bairros locais aprazíveis, onde os moradores tenham orgulho da sua casa, do seu bairro.