detalhe

Concluídas

Largo de São Sebastião da Pedreira

A área de intervenção inclui a R. Dr. António Cândido, o Largo e R. de São Sebastião da Pedreira, a R. Augusto Santos, a R. Marquês Sá da Bandeira e a R. Dr. Nicolau Bettencourt


Dados gerais

Freguesia: Avenidas Novas

Bairro: S. Sebastião da Pedreira

Início (previsão): março 2013

Fim : junho 2024

Área: 13.900m2

Planta de apresentação

Mais informação

  • o Largo de S. Sebastião passa a ser de domínio do peão;
  • o novo espaço público pretende ser uma visão adequada às necessidades atuais, mantendo as referências históricas do local;
  • diminuição da largura das faixas de rodagem e dos raios de curvatura para promover a diminuição da velocidade de circulação automóvel; 
  • aumento da largura dos passeios e introdução de pavimento confortável e antiderrapante; 
  • supressão de barreiras arquitetónicas através da eliminação de ressaltos nas passadeiras e inclusão de piso táctil;
  • criação de bolsas de estacionamento para motas e bicicletas;
  • organização dos lugares de estacionamento automóvel; 
  • dissuasão do estacionamento informal;
  • aumento do número de lugares de estacionamento automóvel para utilizadores com mobilidade condicionada;
  • criação de estações de bikesharing;
  • aumento do recurso a sinalização horizontal em detrimento de sinalização vertical;
  • organização e diminuição da presença excessiva de sinalização vertical;
  • introdução de espaços de estadia tendo em vista a promoção de actividades ao ar livre, de recreio e lazer;
  • reforço do mobiliário urbano (papeleiras, pilaretes, bancos, caldeiras, abrigos de transpores coletivos, entre outros) de acordo com os equipamentos de referência;
  • reforço da arborização existente;
  • criação de condições técnicas para remoção dos cabos de telecomunicações das fachadas para o subsolo.
  • reforço da imagem urbana com a pedonalização de áreas que até à data eram de domínio exclusivo do automóvel;
  • tornar as ruas mais seguras e inclusivas;
  • melhorar as condições de acessibilidade aos transportes públicos e aos equipamentos;
  • garantir boas condições de mobilidade e fluidez de pessoas e tráfego;
  • aumentar a permeabilidade do solo e a arborização, contribuindo para a melhoria do ambiente urbano, atenuando os efeitos das alterações climáticas;
  • sistematizar as soluções de projeto com vista à otimização das condições de utilização e manutenção;
  • criar uma imagem identitária do espaço de rua da cidade de Lisboa.
  • participação online, no período de 17 de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019 através da resposta a um questionário com o objetivo de obter um diagnóstico de situação existente e recolha de sugestões;
  • sessão pública realizada no palácio Vilalva (27 de maio de 2019) para apresentação do projeto.