Considerações Gerais

Nas alvenarias antigas, as escadas em madeira apoiam-se em caixas de escada de duas formas principais:

  • Nos edifícios pombalinos, em que geralmente o primeiro lanço de escadas é constituído por alvenaria e os degraus por pedra, enquanto nos restantes pisos a estrutura das paredes da caixa de escadas é semelhante à dos frontais;
  • Nos edifícios gaioleiros, as paredes de apoio às escadas são geralmente de alvenaria de tijolo, cuja “organização” varia em altura (furação, colocação, espessura, etc.).

Em qualquer dos casos, a escada é geralmente em madeira, exceto nos edifícios mais nobres, que apresentam escadas em pedra ao nível do R/C .

Com a introdução do betão armado, as caixas de escada foram evoluindo de paredes de tijolo para paredes em betão armado, primeiro com uma armadura mínima e posteriormente com dimensionamento próprio, como preconizado nos regulamentos RSA e EC8.

As Figuras 1 e 2 ilustram detalhes de escadas e frontal de apoios (edifícios pombalinos). Inclui-se também a presença das guardas da escada.

A Figura 2 mostra a caixa de escada de um edifício gaioleiro com parede em tijolo.

Existem outros casos em que as escadas antigas se apoiam diretamente em paredes de tabique concebidas como paredes de compartimentação, causando um problema de segurança, pois não estão preparadas para suportar as cargas que podem ocorrer.