Reforço Sísmico
Andaimes
Os andaimes (Figura 1) podem ser um grande problema em caso de sismo e réplicas. É simples entender os riscos dos equipamentos, ferramentas e trabalhadores que podem cair da sua estrutura.
Os andaimes e cavaletes devem ser devidamente contraventados, garantindo que os pontos de ligação do travamento estão executados nos nós de união das travessas com os prumos, sendo que estes devem ser travados junto ao solo (Figura 2).
Tendo em conta que, nos cavaletes, existem dois sentidos principais, os contraventamentos serão feitos nos mesmos sentidos.
O andaime deverá ainda ser amarrado à fachada, através de ancoragens horizontais, não sendo permitida a sua fixação a cofragens ou a elementos suscetíveis de movimento.
Como os andaimes são obras temporárias, há que garantir a sua segurança durante o tempo em que estão colocados.
Para evitar a queda de material e trabalhadores, é importante inserir salvaguardas de segurança simples, como corrimãos (handrails, Figura 3) e pranchas no interior do deck do andaime (toe boards, Figura 4) feitos especificamente para evitar que as pessoas que trabalham na estrutura do andaime caiam da borda do mesmo e evitar que ferramentas, equipamentos, objetos e pessoas escorreguem ou caiam abaixo do corrimão.
A introdução de pranchas (toe-boards) adicionais no interior do deck do andaime deve ser feita em torno de todas as áreas de trabalho para evitar que os objetos caiam durante um abalo. A Figura 5 ilustra a proteção contra queda de elementos para a via pública.