Procedimentos de inspeção

A desagregação das alvenarias, e o estado das argamassas de aglutinação, pode ser observada em zonas onde já tenha havido empolamento de rebocos ou aproveitando uma zona degradada com fendilhação. Para tanto, é apenas necessário remover o reboco, que de qualquer forma irá ter que ser refeito, numa área de aproximadamente 1m2, fazendo-se a observação por mera inspeção visual ou por raspagem com um qualquer instrumento simples para avaliar o estado de desagregação. Quando se trate de paredes mistas ou de frontal, o recurso à termografia poderá ser de grande utilidade para inspeção do seu interior.

O esmagamento pode ser observado pela ocorrência de fendilhação característica, pelo empolamento de rebocos, ou pelo abaulamento de paredes, sobretudo em paredes de madeira ou de alvenaria mista ou ainda em alvenarias simples de duas folhas.

Parede de duas folhas sem ligação - constituída por duas folhas completamente separadas por uma junta vertical (Fig. 1A).
Parede de duas folhas com ligação - constituída por duas folhas ligadas entre si, por sobreposição das pedras de cada folha, ou através da utilização de perpianhos (Fig. 1B).