Procedimentos de inspeção

A fim de identificar e corrigir patologias/anomalias nas fundações, é necessário proceder à observação das condições das mesmas. Para tal, é corrente abrirem-se poços de inspeção, com dimensão suficiente para um homem se movimentar (Figura 1).

ou proceder a sondagens por furação (Figura 2), neste caso até uma profundidade superior à da fundação a fim de se averiguarem as condições do terreno. O diagnóstico poderá ainda ser complementado por ensaios de campo e laboratoriais, a fim de se determinarem características relevantes do terreno (Figura 2).

“Caso se detete a necessidade de intervir nas fundações, deverá proceder-se a uma análise dos esforços nelas atuantes, bem como a uma análise cuidada da capacidade de carga dos terrenos de fundação.

Outros métodos como o método electromagnético Borehole Radar Profiling & Image podem também ser utilizados para investigar as fundações. Esta técnica permite indagar a natureza e estado de elementos de fundação recorrendo-se a um furo realizado a partir da superfície onde são introduzidas duas antenas – uma emissora e uma recetora –, ligadas a um aparelho de captação e tratamento de dados. A interpretação é facilitada pelo tratamento das imagens obtidas, incluindo a elaboração de perfis tridimensionais (Magalhães 2014).”