Estátuas e Obras de Arte

Objetos valiosos ou frágeis, obras de arte e outros objetos soltos, podem tombar e/ou cair das prateleiras ou pedestais onde se encontram.

Para que os objetos não deslizem e se partam com a vibração, deverá colar-se na base dos objetos (mais leves, como cerâmicas) fita adesiva de dupla face removível (Figura 1) ou utilizar tapetes anti-derrapantes. Os objetos pesados e que se possam partir devem ficar em prateleiras junto ao chão.

Coloque pesos dentro dos objetos (use pequenas bolas de chumbo dentro de um saco de pano duplo ou triplo ou sacos de areia) para baixar o centro de gravidade.

Coloque os objetos em expositores/vitrinas de vidro ou revestidas (plexiglass). Os expositores devem estar presos ao chão. Guarde os objetos em suportes feitos individualmente e acolchoados com cerca de 5 cm de espessura (Figura 2).

Para grandes esculturas e objetos expostos em pedestais deverá prender-se a estátua ao pedestal, como mostra a Figura 3. É importante contrabalançar o interior do pedestal com peso equivalente ao da escultura - isso reduzirá o centro de gravidade. Está provado que os pedestais tendem a deslizar na superfície do chão se não forem parafusados, e que isso é melhor para a peça fixada a eles.