Janelas e Divisórias de Vidro

Os vidros das janelas e as divisórias de vidro, são geralmente danificados por causa de distorção da caixilharia da janela ou do suporte, e das pequenas folgas que existem entre a janela e o suporte.

Certifique-se de que o mobiliário: camas, cadeiras ou sofás não está próximo de janelas. O uso de cortinados (Figura 1) pode oferecer proteção adicional por dificultar a entrada dos vidros nos compartimentos ao partirem-se, evitando que haja lesões corporais.

Podem ser ainda coladas películas de segurança para vidros (películas com um poliéster único colado com adesivos especiais, Figura 2) que ajudam a segurar os estilhaços dos vidros. As películas solares típicas não são adequados para esse propósito.

A substituição de vidro simples por vidro temperado é recomendada para reduzir o risco de lesões corporais e danos materiais, uma vez que este, ao partir-se, fragmenta-se em pequenas partes que não constituem qualquer tipo de perigo.

O uso de vidro laminado para lojas reduz o risco sísmico e também aumenta a proteção contra o vandalismo. O vidro laminado é formado por duas ou mais lâminas de vidro unidas, com uma ou mais películas de plástico (mais comum é o PVB, polivinil butiral), utilizando-se calor e pressão. O vidro laminado é considerado vidro de segurança pois, mesmo em caso de quebra, os fragmentos permanecem agarrados ao plástico.

Deve sempre existir um aconselhamento técnico especial para as especificidades do projeto em causa.